quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cartão clonado Travel Money Banco do Brasil

Vamos falar agora da parte chata de nossa viagem, nosso cartão Travel Money do Banco do Brasil foi clonado no meio de nossa viagem e utilizaram todo os dólares que ainda tínhamos no cartão.

Para quem não conhece o travel money é um tipo de cartão pré-pago que você pode carrega-lo com moeda estrangeira (dólar ou euro). Esse cartão é disponibilizado por alguns bancos, entre eles o Banco do Brasil. A vantagem do cartão seria a segurança de não ter que andar com muito dinheiro vivo em suas viagens, além disso quando fizemos nossa carga do cartão ainda não era cobrado o imposto IOF nessa transação, mas recentemente o governo resolveu cobrar o IOF também para esse tipo de cartão. O cartão é da bandeira VISA e por isso é aceito em quase todos os estabelecimentos mundialmente, o que facilita bastante o uso.

Resolvemos fazer o cartão Travel Money por recomendação de familiares que já tinham usado sem problema nenhum e pela própria segurança de não precisar andar com muito dinheiro em espécie. Por já ser correntista do Banco do Brasil fizemos o cartão no próprio banco, basta ir a agência e solicitar o cartão. A cada carga é cobrado uma taxa de R$50. Estimamos quanto iríamos gastar em nossa viagem e colocamos a maior parte no Travel Money, deixando apenas $600 dólares para levar em espécie. 

São fornecidos 2 cartões para o titular e mais 2 para o dependente e cadastrada uma senha para os cartões. Os cartões são do modelo antigo, que ainda não tem chip, o que pode ser o grande problema de segurança desses cartões. 

Em Cancún utilizamos os cartões sem problemas. São aceitos em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira VISA e utilizamos também para sacar pesos mexicanos, que são convertidos automaticamente no momento do saque. 

O problema aconteceu na segunda parte de nossa viagem, já nos EUA. Lá percebemos que em alguns lugares sequer é solicitado que se coloque a senha ou a sua assinatura, simplesmente entregamos o cartão que é passado na leitora e pronto, está efetuado o pagamento. Assim aconteceu no estacionamento da Disney. Em outros locais é solicitada apenas uma assinatura digital em um aparelho, que nunca conseguimos assinar igual à nossa assinatura original. É realmente muito prático mas desconfiamos da segurança desse processo.

Após utilizar o cartão por alguns dias em vários estabelecimentos, como supermercados, shoppings, restaurantes e ATMs, aconteceu o que temíamos. O cartão Travel Money do Banco do Brasil foi clonado e todo nosso saldo restante foi zerado. O pior foi que só descobrimos apos tentar pagar compras em uma loja do shopping, depois de tentar passar várias vezes o cartão (tínhamos certeza que ainda tinha saldo) e aguentar a cara de desprezo da caixa da loja achando que estávamos tentando dar uma de esperto. 

Após o constrangimento na loja, corremos para um ATM para consultar o saldo do cartão e para nossa surpresa o saldo estava quase zerado. Desesperados, ligamos para o atendimento do Banco do Brasil para saber o que tinha acontecido. A atendente relatou compras em várias lojas de departamento com preços altos. Ao informar que não reconhecíamos aquelas compras, a atendente disse que o procedimento era bloquear o cartão e que eu mandasse um e-mail com as compras não reconhecidas que seriam analisadas em 7 dias. Ora, em 7 dias nem estaríamos mais nos EUA e estornar os valores para o cartão depois desse prazo não nos serviria mais. Argumentei com ela mas sabe como é, o procedimento é aquele e pronto! 

Obviamente esse procedimento que o Banco do Brasil adota prejudica o cliente. Esperava que as compras não reconhecidas fossem estornadas imediatamente para que eu pudesse continuar utilizando o cartão. Não poderia esperar que uma investigação fosse concluída pois a viagem já teria terminado. Que a investigação fosse feita e depois resolvido com o cliente! Assim não prejudicaria nossa viagem... 

Resolvemos esquecer o problema do Travel Money e deixar para resolver quando voltássemos ao Brasil. Por sorte, tínhamos dinheiro em conta já que tínhamos recebido os presente do casamento em cotas de lua-de-mel e passamos a utilizar o cartão da conta nas funções débito e crédito, que já tínhamos liberado para uso internacional. Com esse cartão que possui chip não tivemos problemas e o utilizamos até o fim da viagem. 

Voltando ao Brasil ainda tivemos muitas chateações com o Banco do Brasil. Tivemos que ligar para o atendimento, fazer reclamação, falar com o gerente da minha agência, mandar o mesmo email pelo menos umas 3 vezes para destinatários diferentes por solicitações do banco. Uma verdadeira desorganização! 

Por fim, após mais de 2 meses estornaram apenas as compras para o cartão sem a correção monetária do valor. Que ótimo, agora temos vários dólares no cartão para usar aqui no Brasil! Ou seja, estamos com dinheiro parado no cartão e só temos duas opções, guardar para uma possível viagem futura e se submeter aos mesmos riscos do cartão TravelMoney; ou vender os dólares para o Banco do Brasil a uma cotação arbitrária escolhida pelo próprio banco.

Conclusão, por todos os motivos relatados, NÃO RECOMENDAMOS A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO TRAVELMONEY DO BANCO DO BRASIL EM VIAGENS INTERNACIONAIS. 

2 comentários:

  1. Olá aconteceu o mesmo comigo hoje :(
    Mandei esse email pró banco como você falou ... Eles pedem mais alguma coisa ?

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    1. Olá Samuel,

      não pediram mais nenhum documento pra gente não... Só que demoraram mais de 2 meses para fazer o estorno! :(

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