quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Passaporte e vistos americanos

Começamos com uma boa notícia, para viajar para o México não é mais necessário nenhum visto, apenas um passaporte com validade superior a 6 meses. Já para os Estados Unidos ainda precisamos do bendito visto americano...

Tirar o visto americano não é tão complicado como muita gente pensa. Basicamente é preciso: tirar o passaporte, preencher o formulário na internet, agendar a entrevista e a coleta de dados. Há consulados no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo. Muitas pessoas acreditando ser  uma coisa muito difícil, preferem pagar agências para que façam esse serviço, porém na nossa opinião é um gasto desnecessário.

1ª Etapa: Passaporte

Para quem ainda não tem o passaporte brasileiro é necessário entrar no site da Polícia Federal, pagar uma taxa e agendar o atendimento. Nessa página da polícia federal são descritos todos os passos necessários para requerer o passaporte.

Para quem já tem passaporte não esqueça de olhar a data de validade do seu. Se o seu passaporte tem data de validade menor que 6 meses (exigência mexicana), é necessário requerer um novo passaporte. O procedimento é idêntico ao requerimento do primeiro passaporte, ou seja, não existe uma opção de fazer renovação.

E se o seu passaporte que está prestes a vencer (ou já vencido) contiver um visto americano vigente, guarde-o. Quando for ao posto da Polícia Federal fazer um novo passaporte, você terá que levar o antigo. Quando for viajar, leve os dois passaportes: o vencido (com visto americano válido) e o atual (sem o visto americano). Você terá que mostrar os dois no aeroporto. Nessa página da Embaixada Americana encontra-se mais informações sobre a validade do visto.

2ª etapa: Formulário DS-160

Para iniciar a solicitação do visto americano, a primeira coisa é preencher o formulário online DS-160. O formulário solicita algumas informações básicas e deve ser preenchido em inglês mas nada muito complicado (quem precisar pode usar um tradutor online para ajudar).

Dicas:
-Você pode salvar o formulário e prosseguir com o preenchimento em outro momento caso esteja faltando informações.
-Você terá que enviar uma foto sua atual. Eles fazem algumas exigências sobre como deve ser a foto, nas instruções eles mostram alguns exemplos para ajudar. Usamos uma foto tirada em casa mesmo.
-No propósito da viagem (Purpose of Trip to the U.S.) coloque "TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)" e no específico "TOURISM/PERSONAL TRAVEL (B2)".
-Em "U.S. Contact Information" colocamos o nome, endereço e contato de um hotel em Miami Beach. Na viagem acabamos reservando um outro hotel, mas não tivemos problema nenhum com isso.

3ª etapa: Pagar taxa e agendar a entrevista e coleta de dados

Para cada pessoa é cobrada uma taxa de $160. Essa taxa pode ser paga pelo próprio site utilizando um cartão de crédito internacional. Utilizamos essa opção e não tivemos problemas.

Após a aprovação do pagamento você pode agendar sua entrevista e coleta de dados. No site é mostrado um calendário com as datas e horários disponíveis. Agendamos a nossa para Recife uns 15 dias antes sem problemas. 

É necessário agendar dois dias. Nós agendamos para dois dias consecutivos. No primeiro você vai a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) onde são coletados sua foto e impressões digitais. É tudo bem rápido e eficiente, demoramos no máximo 10 minutos. No segundo dia você vai ao consulado fazer a entrevista, lá tinha uma pequena fila e demorou um pouco mais, uma hora mais ou menos. Não leve bolsas ou eletrônicos, apenas o passaporte e a página de confirmação de preenchimento do formulário DS-160. Se você estiver em família podem entrar todos juntos, nós ainda éramos noivos e entramos juntos. Por precaução levamos o recibo do buffet da festa e da igreja mas não nos foi solicitado em nenhum momento.

A entrevista é a parte mais tensa. Sempre dá um nervosismo mas é só manter a calma e falar apenas a verdade. A nossa entrevistadora falava um portunhol mas dava pra entender bem. Foram perguntas simples como se já tinhamos ido antes ao EUA e quanto tempo tinha ficado e qual a profissão. Logo após as perguntas fomos informados pelo entrevistador que o visto foi aprovado. 

Pronto! Só aguardar o passaporte com o visto chegar no endereço informado no formulário. Perdemos apenas algumas horinhas e como estava em época junina, aproveitamos para conhecer um pouco do São João de Recife!

Aproveitando a praia de Boa viagem!!
Praia de Boa viagem
Recife Antigo

São João em Recife Antigo



4 comentários:

  1. Vcss eram noivos s fizeram a entrevista juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      isso mesmo, éramos somente noivos na época e nos permitiram fazer a entrevista juntos. Levamos alguns documentos, como a reserva da data na igreja e o contrato da festa, mas nem nos foi pedida essa comprovação.

      Obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir
  2. Vamos marcar o casamento no cívil e tentar tirar o visto para a lua de mel. Nossa filha ainda não tem nem 1 aninho e quero levar ela junto na Disney com nós, será que vão aprovar??? 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dudinha. Infelizmente não tem como prever isso. Vocês tem emprego fixo aqui no Brasil? Eu levaria comprovantes disso para demonstrar que vocês não tem intenção de se mudar ilegalmente para lá.

      Espero que dê tudo certo para vocês! Obrigado por seguir o blog. =)

      Excluir